A cidade de São Paulo é formada por bairros planejados e outros mal planejados (ou não planejados). Depóis da abertura do processo de Tombamento do Jardim da Saúde, em dezembro de 1996, a Associação dos Moradores do Jardim da Saúde (AMJS), junto com o Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo (DPH), iniciou uma extensa pesquisa sobre a história do bairro.

Descobriu-se que ele fora planejado (e muito bem planejado!) pelo engenheiro paulista Jorge de Macedo Vieira (1894-1978), formado pela Escola Politécnica da USP. Foi encontrado um vasto acervo da obra de Macedo Vieira, com projetos de mais de uma dúzia de bairros paulistanos (Vila Formosa, Vila Maria, Chácara da Moóca, Rolinópolis...) e bairros em outras cidades (Campos do Jordão, Campinas, Atibaia,...).

Naquela altura, um grupo de pesquisa formado por arquitetos, engenheiros e sociólogos da Escola de Engenharia de São Carlos/USP e do Instituto de Geografia da USP, juntou-se a essa pesquisa, trazendo informações sobre Macedo Vieira e seus grandes projetos de cidades inteiras, como Águas de São Pedro e Maringá, entre outras.

Macedo Vieira empregava conceitos de bairro-jardim e de cidade-jardim, ou seja, aqueles mesmos introduzidos pela empresa inglesa Companhia City no Brasil. Isso se deve ao fato de Macedo Vieira ter trabalhado junto com o mestre Barry Parker, urbanista inglês que veio ao Brasil, especificamente a São Paulo, projetar o Jardim América e outros bairros.

Dos poucos bairros planejados, alguns foram estudados e têm sua origem bem conhecida, como o Jardim América e o Pacaembu, projetos de excelência da Companhia City no início do século, A City introduziu em São Paulo um conceito novo de urbanismo, baseado em oferecer aos moradores desses bairros um alto nível de qualidade ambiental e urbanística: muitas áreas verdes, uso residencial, baixa densidade de população, lotes unifamiliares com edificações de um ou dois pavimentos, ruas bem desenhadas que consideram a curvatura e declividade do terreno.

Portanto, os bairros e cidades projetados por Macedo Vieira, como o bairro Jardim da Saúde, são hoje exemplos vivos do urbanismo inglês "cidade-jardim" (garden city), perfeitamente adaptados às condições de uma população menos elitizada do que aquelas dos bairros da City. Essa arte da adaptação, sem perder a essência desses conceitos, é o que o Jardim da Saúde mostra claramente, como talvez o único bairro de Macedo Vieira que ainda está preservado.

A obra urbanística de Macedo Vieira, a idéia das cidades-jardins, de bairros-jardins, tanto em São Paulo como no Paraná, a história do Jardim da Saúde e as perspectivas para o seu futuro foram os temas abordados na exposição O Urbanismo de Engenheiro Jorge de Macedo Vieira, por ocasião da IV Bienal Internacional de Arquitetura que ocorreu em São Paulo, entre os meses de novembro de 1999 e janeiro de 2000.

Aqui, no site da AMJS, disponibilizamos para você todos os 44 painéis que ficaram em exposição na IV Bienal Internacional de Arquitetura, além de outras fotos e documentos. Você poderá conhecer as origens do Jardim da Saúde, sua consolidação, além de conhecer melhor a história desse grande personagem que foi Jorge de Macedo Vieria, um engenheiro urbanista que ajudou a construir espaços urbanos de qualidade, e seu trabalho é paradigma para todos que desejam um planejamento urbano de qualidade!



Aceite nosso convite e visite a exposição virtual — Vale a pena! — Basta clicar na imagem abaixo.






anterior        Site da AMJS          próxima


Copyright © 2011 - Heitor Marzagão Tommasini / AMJS

Todos os direitos reservados