Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Segurança

   :: Imprensa

   :: Links

  
web site estatísticas

           A AMJS - Bons motivos para ser associado!

 

A construção da democracia necessita que a sociedade atinja determinado grau de maturidade, se organizando de forma objetiva, independente
e auto-suficiente, trabalhando pelos interesses da coletividade e exercendo importante papel de controle social sobre as condutas da governança, em todas as suas esferas.

Democracia não é apenas ir às urnas para votar naqueles que irão ocupar cargos no Poder Executivo ou Poder Legislativo (Democracia Representativa). Democracia é também exercer e exigir o direito de participar e interferir na construção, implantação e controle de políticas públicas que interfiram na vida da nação; de nossa cidade; de nosso bairro; de cada cidadão (Democracia Participativa).

A Constituição Federal de 1988 assegurou o direito de plena liberdade de associação para fins lícitos. A criação de associações, na forma da lei, não depende de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento. Além do mais, as associações tem legitimidade para representar seus associados judicial e extrajudicialmente.

A Associação dos Moradores do Jardim da Saúde, desde sua fundação, apoiada pelos associados e inúmeros moradores, conquistou o zoneamento exclusivamente residencial e o tombamento do bairro, garantindo para todos os moradores do Jardim da Saúde e do seu entorno um espaço urbano saudável e com alta qualidade de vida -, no meio de uma cidade caótica, cheia de problemas.

O fato é que tais conquistas somente foram possíveis em razão da existência da AMJS, de sua organização e atuação, aliada ao trabalho de muitas pessoas ao longo de muito tempo, em benefício do bairro - em benefício de toda a cidade.

A AMJS já teve mais de cem associados que contribuíram monetariamente para que a Associação pudesse arcar com as custas dos trabalhos realizados, e outros moradores que, embora não contribuíssem monetariamente, se dedicaram em trabalhos voluntários, participando de reuniões diversas, manifestações, entregando folhetos de casa em casa, escrevendo textos, fazendo trabalhos burocráticos, enfim, colocando a mão na massa para conseguir nossos objetivos.

Com essa união, conseguimos tombar o bairro e torná-lo exclusivamente residencial! Pouca gente acreditava.
Mas nós sempre acreditamos e hoje é realidade.


Após tais conquistas, houve certa acomodação por parte de muitos contribuintes e voluntários que tanto se esforçaram. As pessoas pensam que não precisam mais se preocupar, pois as normas municipais agora protegem o bairro e que portanto não há mais o que temer. Grave engano.

Hoje sabemos que temos muito trabalho ainda. Temos que trabalhar permanentemente para manter o bairro preservado e proteger o que foi conquistado, não permitindo que as regras sejam desrespeitadas.

Há grupos econômicos que trabalham contra o tombamento do Jardim da Saúde, para poder ter ganhos econômicos em detrimento do bairro. No mesmo sentido, áreas residenciais são invadidas por usos irregulares ou clandestinos. Dessa forma, o bairro vai sendo descaracterizado, perdendo sua excelente qualidade urbanística e ambiental.

Portanto, a participação de cada um dos moradores do bairro é imprescindível no nosso dia-a-dia. Seja atuando como um vigilante de sua própria rua, ou atuando voluntariamente nos trabalhos da Associação, ou simplesmente contribuindo financeiramente para a manutenção dos trabalhos da entidade.

Com as contribuições financeiras, a AMJS custeia todas as despesas de sua administração e controle fiscal, custeia cópias reprográficas, impressões de ofícios e compra de insumos de escritório, mantém o site na internet, informativos, telefone, caixa-postal, deslocamentos, serviços de motoqueiro, entre muitas despesas diversas.

Historicamente, a AMJS nunca aceitou contribuições de comerciantes e nunca fez qualquer tipo de publicidade paga nos informativos ou no site. Entendemos que dessa forma protegemos a entidade de interesses e pressões econômicas que possam macular nossa independência de atuação.

Há muito para ser feito além do que já foi dito. Promover a arborização, articular com os órgãos públicos para controlar o tráfego de veículos nas ruas residenciais, conscientizar comerciantes e moradores para que consertem suas calçadas, combater os abusos que causam degradação do bairro, como a poluição sonora dos bares da região, corte irregular de árvores, estacionamento nas calçadas, etc.

Seja nosso associado e participe! Clique no link abaixo e preencha sua ficha de inscrição. Você pode contribuir de várias formas e fortalecer nossa Associação, protegendo e preservando nosso bairro, em benefício de todos. Você é imprescindível para nós.

Clique aqui, preencha a ficha e seja nosso associado.



anterior        Página Inicial          próxima

Copyright © 2001/2011 Renata de Freitas Martins/AMJS

Todos os direitos reservados