Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Segurança

   :: Imprensa

   :: Links

  
web site estatísticas

          Notícias da AMJS

 

Notícias da AMJS


Subprefeitura do Ipiranga realiza obras irregulares!


O Tombamento protege todas as áreas verdes do bairro.

A Associação dos Moradores do Jardim da Saúde (AMJS) foi surpreendida na semana passada com obras que se iniciaram no canteiro central, totalmente permeável e arborizado, ao longo das ruas Oswaldo Aranha e Antonio Carlos da Fonseca, no Jardim da Saúde.

Recebemos inúmeras reclamações de vários moradores e verificamos que tais obras estavam sendo executadas pela Subprefeitura do Ipiranga, que denominou aquelas intervenções de "Reurbanização do Canteiro Central", mas cujo único objetivo é a instalação de aparelhos de ginástica voltados para a 3ª idade. As obras são de responsabilidade da Construtora Lettieri Cordaro Ltda, com o contrato 018/SP-IP/2010.

Os diretores da AMJS visitaram o local e durante os dias 09 e 10 de setembro tentaram inutilmente vários contatos por telefone com o Subprefeito, Eng. Renato Ribeiro Nunes. A AMJS queria detalhes do que seria feito no local mas não conseguimos nenhum retorno do subprefeito.

Com a continuidade das obras, continuou a remoção da vegetação. Conforme denunciado pelos moradores das ruas e posteriormente verificado pela AMJS, estavam sendo preparadas várias áreas ao longo do canteiro central para a colocação de concreto.

Ainda sem o devido contato da Subprefeitura, no dia 14 de setembro a AMJS mandou telegrama endereçado ao Subprefeito Renato Ribeiro Nunes, notificando o mesmo para que suspendesse imediatamente as obras, pois a AMJS apurou que não havia sido concedida autorização dos órgãos municipais de preservação e que portanto as obras estavam irregulares.

Infelizmente, o Sr. Subprefeito do Ipiranga, Eng. Renato Ribeiro Nunes manteve seu silêncio e não entrou em contato com a AMJS. Enquanto isso, as obras continuavam a todo vapor!

Na quinta-feira, dia 16, a AMJS recebeu informações de moradores que a empresa que realiza as obras iria concretar várias áreas separadas do canteiro central. Dessa forma, a AMJS encaminhou mensagem para o e-mail direto do Subprefeito (com cópia para o Gabinete do Prefeito Gilberto Kassab, para o Ministério Público, para o DPH e para o jornalista Milton Jung, da CBN) novamente solicitando que ele interviesse na questão, como autoridade administrativa da região. Novamente alertamos para a ilegalidade que a Subprefeitura realiza com tais obras.

Para nossa surpresa, o Subprefeito dessa vez respondeu nossa mensagem. Reproduzimos abaixo a resposta encaminhada:

Prezados Senhores,
Informo que as intervenções programadas não impermeabilizarão a área pública. Estaremos apenas instalando alguns equipamentos de ginástica para a 3ª. Idade. Convido a Vsas. conhecerem os detalhes da intervenção em reunião a ser agendada no início da próxima semana.
Desde nossa reunião em março de 2010, disponibilizei todos os contatos diretos para comunicação, em caso de dúvidas ou necessidades, nunca me furtando em atende-los.
Grato
Eng. Renato Ribeiro Nunes
Subprefeito

Na verdade, como informado acima, a AMJS tentou contatos com o Subprefeito desde o dia 09 de setembro, inclusive por telegrama com aviso de recebimento, mas o Subprefeito somente retornou às solicitações quando a AMJS acionou o Ministério Público e o próprio Prefeito Gilberto Kassab, além da imprensa.

Para completar o escárnio, cliquem abaixo e vejam as fotografias tiradas do local no sábado de tarde, depois que a empreiteira chegou com seus caminhões e concretou nove áreas diferentes do canteiro central.

Vejam as fotos:

Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4 - Foto 5 - Foto 6

É inaceitável tal comportamento da Subprefeitura do Ipiranga!

AMJS vai tomar todas as medidas administrativas e judiciais contra esse abuso de poder e flagrante ilegalidade contra o Patrimônio Cultural, Ambiental, Paisagístico e Urbanístico da cidade de São Paulo.

Vamos representar no Ministério Público para a apuração de responsabilidades. Vamos encaminhar ofício ao Prefeito Gilberto Kassab que tome urgentes medidas administrativas para a reparação dos danos ao meio ambiente e ao Tombamento do bairro.

Mas... e quanto aos danos ao dinheiro público, levando em consideração os gastos que foram para o ralo com a conduta equivocada tomada pela Subprefeitura do Ipiranga? Quem vai pagar?

Clique e veja o folheto que os moradores distribuiram na região.



anterior        Página Inicial          próxima

Copyright © 2001/2011 AMJS

Todos os direitos reservados