Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Chat

   :: Links

  
web site estatísticas

          Jardim da Saúde

 

História

 

Leia a seguir a história do Jardim da saúde, dividida em oito páginas, ou se preferir, clique aqui e faça o download para seu computador da versão em word zipada.

 

O bairro do Jardim da Saúde teve seu princípio por meio de 2 glebas de 700.000 metros quadrados cada uma.

 

A primeira gleba pertencia a Oscar Rodrigues e Horácio de Melo, que a adquiriram em 1921,objetivando arruá-la e loteá-la. Esta gleba estava localizada próxima à Avenida Bosque da Saúde, onde em 1925 foi inaugurada a linha n.º 30 de bondes.

 

Em 1938, Paulo de Almeida Barbosa, Diogo de Toledo Lara e Antônio Toledo Lara Filho compraram a segunda gleba que formaria o Jardim da Saúde, nas proximidades da primeira, e, aliás, como uma continuação. Nesta área havia uma nascente denominada "De Lage" e cujo nome histórico é Tabatinga.

 

Toda a área ensejava planos esplêndidos, e dada sua posição, desejou-se cercá-la de todos os requisitos e exigências próprios de um bairro residencial. Tudo deveria ser feito nos moldes mais modernos, para que o Jardim da Saúde viesse a ser um bairro modelo, tendo como exemplo os planejamentos executados pela Cia. City.

 

A planta do Jardim da Saúde começa a ser delineada, tendo como autor Jorge Macedo Vieira, renomado em nossa arquitetura e urbanismo.

(... continua >>)

 

[ 1 ]  [ 2 ]  [ 3 ]  [ 4 ]  [ 5 ]  [ 6 ]  [ 7 ]  [ 8 ]

anterior        Página Inicial          próxima

 

Copyright © 2001/2011 Renata de Freitas Martins/AMJS

Todos os direitos reservados