Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Arborização

   :: Links

  
web site estatísticas

          Notícias da AMJS

 

Notícias da AMJS


Plano Diretor de Embu das Artes foi aprovado pela
Câmara Municipal, mesmo sob fortes elementos de que provocará danos ambientais e com indícios de inconstitucionalidade e ilegalidade.

Em 18 de abril de 2012, a Câmara Municipal da Estância Turística de Embu das Artes aprovou projeto de lei encaminhado pela Prefeitura que altera o Plano Diretor daquela cidade, permitindo alterações no uso e ocupação do solo que, segundo as entidades que lutam pela defesa da região, vão desfigurar o espaço urbano e principalmente causar danos irreversíveis a uma Área de Preservação Ambiental - APA Embu Verde.

Vários estudos realizados por especialistas e cientistas comprovam que o Corredor Empresarial imposto pelo Prefeito Chico Brito para ser implementado no interior da APA Embu Verde causará desmatamento na reserva de Mata Atlântica e poderá levar à extinção a fauna existente na região, já ameaçada pelos relatórios do IBAMA.

A Prefeitura alega ter realizado outros estudos  para justificar o projeto defendido, porém nunca mostrou tais documentos técnicos, negando sistematicamente sua apresentação ou disponibilização.

Ambientalistas, artistas e a população preocupada, por sua vez, solicitaram em reuniões, audiências públicas e até mesmo por meio de medida judicial que tais estudos fossem disponibilizados, justamente para comprovar as alegações do Prefeito Chico Brito, sem sucesso.

O projeto foi aprovado sem ninguém nunca ter obtido vistas de tais documentos técnicos que a Prefeitura afirma ter.

O próprio Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) solicitou esclarecimentos à Prefeitura e à Câmara Municipal antes da aprovação do projeto de lei, mas os Vereadores e o Prefeito Chico Brito não foram sensíveis.Por que será que houve tal pressa na aprovação desse projeto, mesmo com as denúncias de ameaça ao ecossistema e ao bioma Mata Atlântica?

Segundo a voz popular corrente, a especulação imobiliária e o setor industrial e de logística pautaram as políticas e projetos aprovados no Plano Diretor. A implantação do Rodoanel Mário Covas valorizou o metro quadrado dos terrenos próximos e o setor econômico e a logística industrial e comercial fazem seus lobbs com forte poder de convencimento dos políticos para as politicagens. Infelizmente, essa é uma prática conhecida pela cidadania que atenta contra a democracia.

Agora, depois do tsunami deliberadamente aprovado pelo Poder Público sobre a cidade de Embu das Artes, resta ainda, como último baluarte na defesa contra as atrocidades cometidas, as devidas medidas protetivas a serem estudadas pelo Ministério Público Federal na defesa da área, já que o IBAMA não foi consultado sobre a ameaça à Mata Atlântica à fauna, e às inconstitucionalidades e ilegalidades da Lei do Plano Diretor, que serão devidamente encaminhadas ao Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, para possível Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN).

Quanto a nós, que vivemos em São Paulo, nos resta torcer para que a população e entidades sérias de Embu das Artes vençam a guerra, pois a vitória deles será também nossa vitória, pois toda a região ameaçada pelo novo plano diretor de Embu das Artes é essencial e fundamental para a sobrevivência da metrópole paulistana.

Segue o link para acesso a página da internet "Salve Embu das Artes" (www.salveembudasartes.com.br) e leia mais informações e vejam as notícias publicadas pela grande imprensa.

anterior        Página Inicial          próxima

Copyright © 2001/2012 AMJS

Todos os direitos reservados