Menu Principal  

 

   :: A AMJS

   :: Diretoria

   :: Tombamento

   :: Zoneamento

   :: CADES

   :: CONSEMA

   :: Eventos

   :: Artigos

   :: Imprensa

   :: Arborização

   :: Links

  
web site estatísticas

          Notícias da AMJS

 

Notícias da AMJS


Mais obras irregulares


Denúncias de moradores ajudam a AMJS a preservar sua tranquilidade!

A AMJS recebeu, logo no começo do mês de janeiro de 2010, informações de vários moradores da Rua Oswaldo Aranha, questionando sobre a existência de duas obras que estão ocorrendo naquela rua.

Segundo os relatos, no número 38 daquela rua, já houve a demolição total do imóvel. Os moradores estão preocupados, e com razão, porque no local pretendem edificar uma escola de três pavimentos, o que certamente poderia ocasionar um enorme impacto negativo na qualidade de vida das residências do entorno.

A AMJS encaminhou ofício para a Subprefeitura do Ipiranga solicitando informações sobre esse caso específico. Também informamos à Subprefeitura que o local é área exclusivamente residencial (ZER1) e que, portanto, não pode ser permitida a instalação de uso não-residencial, conforme previsto na Lei 13.885/04 (Plano Regional Estratégico).

A outra obra aparentemente irregular, que nos foi comunicada por moradores, está ocorrendo no número 257 da Rua Oswaldo Aranha.

Recentemente também foi executada a demolição total do imóvel existente naquele local e não há nenhuma placa informando sobre a existência de qualquer processo administrativo para a solicitação dos necessários alvarás (alvará de demolição, alvará de obra nova e alvará do CONPRESP).

A AMJS também está tomando todas as providências, solicitando informações à Subprefeitura do Ipiranga e ao CONPRESP/DPH, pois o local, além de ser área exclusivamente residencial (ZER1), é também área protegida pelo Tombamento (Resolução 16/CONPRESP/02).

No local não pode ocorrer divisão do lote e tem que ser mantido 30% de área permeável, entre outras restrições urbanísticas, que vão garantir a sustentabilidade ambiental, paisagística e urbanística do bairro.

A degradação da cidade e de seus bairros é tanto maior quanto menor o controle social à observância das leis urbanísticas. Um dos objetivos da AMJS é o desenvolvimento organizado do bairro, com o planejamento assegurado nas leis

As leis existem para serem aplicadas pelos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal.
A AMJS observa o cumprimento delas, colaborando para não permitir seu desrespeito e contamos com o Ministério Público Estadual, instituição que sempre está ao lado da sociedade, para fazer valer a legislação, na defesa dos Direitos Difusos e da Cidadania.

O CONPRESP é o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Tombou o Jardim da Saúde para que seja preservado como memória urbana, em razão de seus aspectos históricos, urbanísticos, ambientais, paisagísticos, e o Jardim da Saúde se tornou Patimônio Cultural da Cidade de São Paulo.





anterior        Página Inicial          próxima

Copyright © 2001/2011 AMJS

Todos os direitos reservados